Comunidades Eclesiais de Base

Comunidades Eclesiais de Base

Histórico das Comunidades Eclesiais de Base da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus construída em mutirão.

A Comunidade Eclesial de Base da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus iniciou-se em 1980 com os Congregados Marianos, o material usado era o jornal Deus Caminha com a Gente”, iam ao encontro das famílias para anunciar a Palavra de Deus. Em 1983, o seminarista Cláudio, recém-chegado, se identificou com o trabalho que estava sendo realizado e ajudou na formação, impulsionando-os a tornar forças vivas dentro da Comunidade.

No dia 30 de setembro de 1983, Dom Euzébio Celebrou a 1ª missa na Capela Nossa Senhora D´ajuda e enviou esse grupo de pessoas com o nome Pioneiros do Evangelho, cada membro recebeu de presente uma Bíblia, para serem anunciadores e anunciadoras da Palavra de Deus. Nesse mesmo dia na Comunidade São Paulo Apóstolo, repetiu esse mesmo gesto. Nessa época, o pároco era o Pe. Alzir Sales Coimbra, que muito contribuiu com a formação dos mesmos. Participava desse grupo o Sr. José Demir e sua esposa Luiza, Sr. Sebastião e família, Sr. Anésio Lopes, Gloria de Freitas, Sr. Valdir, Mauro, Maximiano José da Silva, Silvio Giroto, Jandiro, Geraldo Magela e outros, (In memória) Sr. Ananias, Sr. José Simão, Mauro Cardoso. Logo após o envio, iniciou a Celebração da Palavra e em seguida reflexão nas casas. A Comunidade São Paulo Apóstolo (hoje Paróquia), passou a contar com a participação de Glória de Freitas, que em 1989 recebeu a coordenação das mãos do Sr. Sebastião, a mesma continua o trabalho de Base até os dias atuais. A Comunidade São José, passou a contar com a participação de Natília Francisco. Em 1984 com a chegada das Irmãs Salesianas (Ir. Emerência, Ir. Celina, Ir. Dulce, Ir. Elza, Ir. Maria, Ir. Célia) passou a chamar Círculos Bíblicos. Elas preparavam os encontros, faziam formação com os animadores e animadoras que em seguida de casa em casa anunciavam a Boa Notícia e ajudavam na construção do Reino de Deus. A equipe passou a contar com a participação de Dalva Rossin, Silvia Macedo, Silvira, Davi, Ilacir, Aparecido e outros. Também teve a contribuição de Mauro Kano (formação bíblica) e sua esposa Salete (trabalho realizado com as mulheres) e com os seminaristas José Rodolfo Serpa e Luiz Carlos. Mediante as lutas e dificuldades existentes, foram construídas casas através de mutirão e acompanhamento de Sessão de Câmara, fazendo o papel fiscalizador do Legislativo. Atualmente todas as comunidades da Paróquia desenvolvem esse trabalho, vale lembrar que os tempos são outros, tanto na Igreja como na Sociedade, mas com fé, esperança e teimosia as Comunidades continuam vivas, anunciando Jesus de Nazaré e ajudando na construção do Reino de Deus.

Queremos registrar a Páscoa definitiva de Fátima Benedita Pereira e Ademir de Souza Rodrigues, que muito contribuíram na construção das CEBS.  Hoje contamos com ajuda e incentivo do Pe. Luciano Barbosa que conduz a Paróquia com profetismo e dedicação. Gratidão a todas e todos que na esperança e teimosia, ajudaram e ajudam a costurar cada retalho formando essa bonita colcha, fazendo acontecer o trabalho Igreja em saída, anunciando a Boa Nova do Reino com Profetismo e Esperança a serviço da Vida, anunciando o Reino de Justiça, Partilha e Paz.

 

Comunidades Eclesiais de Base, maio de 2022

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento  para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.”

Aconteceu na CEBS

Como chegar

Praça Primeiro de Maio, 241 – Parque Novo Horizonte – São José dos Campos – SP – Cep: 12225-661

Secretaria: (12) 3907-1048
E-mail: secretaria@coracaoeucaristicodejesus.com.br

©2021. Coração Eucarístico de Jesus – Todos os direitos reservados | Developed by Alexandre Arisa